Laboratório de Análise de Cana

O Laboratório de cana foi montado em 1984, pois se julgou de suma importância o acompanhamento passo a passo do Sistema de Pagamento de Cana pelo Teor de Sacarose. O laboratório passou a ser o nosso "Controle de Qualidade". Essa seção faz liberação de corte para fornecedor, controla o fornecimento de forma a assegurar sua qualidade, orienta os fornecedores quanto à metodologia de amostragem de cana para a análise tecnológica tendo em vista o corte, coleta e analisa sub-amostras das usinas para conferir os resultados analíticos dando suporte técnico à fiscalização dos laboratórios das usinas e, o mais importante, coleta dados e realiza experimentos para subsidiar os representantes dos fornecedores no Conselho Estadual de Produtores de Cana-de-açúcar, Açúcar e Álcool de São Paulo.

 

 

Além disso realiza estudos sobre os comportamentos das variedades de cana-de-açúcar mais plantadas na região, orientando os fornecedores na renovação dos canaviais. As determinações realizadas são : Brix, Fibra, Pol do Caldo, Pol da Cana, Pureza, Açúcares Redutores e Açúcar Total Recuperável.

Coleta de amostras;

Análises físicas, físico-químicas e químicas da cana-de-açúcar para fins de orientação de corte ao produtor, fiscalização das usinas, acompanhamento de variedades, coletas de dados para estudos, pesquisa e desenvolvimentos, tais como: o Brix, Pol do caldo, Pol da cana, fibra, AR, ATR, Pureza, etc...

Elaboração de testes interlaboratoriais e soluções padrões para assegurar qualidade dos laboratór

Notícias